Combate à Hipertensão Arterial mobiliza cidade

combate-a-hipertencao

Nesta quarta-feira, 26 de abril, Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, a Praça José Pereira Câmara, no Centro de Rio das Ostras, reuniu centenas de pessoas em evento da Secretaria de Saúde, que chamou atenção para a doença. Quem esteve no local pôde aferir a pressão e participar de atividades físicas e informativas.

A equipe de saúde orientou a população quanto às características e tratamento da hipertensão arterial e alimentação saudável. Em seguida, as pessoas passavam à aferição da pressão arterial. Quem apresentava alteração na normalidade da pressão era levado para uma nova verificação e, em caso de necessidade, encaminhado ao médico.

O clima era de animação para promover a saúde: a população participou de atividades físicas, orientadas por fisioterapeuta e animadas por música.

Léa Sampaio, de 72 anos, esteve no evento para aferir a pressão. Ela é hipertensa e toma os medicamentos para controle da doença. “Eventos como esses são importantes porque muita gente tem a doença, mas não apresenta nenhum sintoma”, diz a moradora do Centro.

A iniciativa da Prefeitura também foi elogiada por Maria Celeste Caldas, de 66 anos. Hipertensa, a moradora de Cidade Praiana mantém sua pressão sob controle com remédios, acompanhamento de saúde e atividades físicas rotineiras. Ela recebe tratamento pela Rede Municipal de Saúde e ainda participa das atividades dos programas de saúde e esportivos do Município.

“Além do tratamento médico e com fisioterapeuta, eu faço caminhada, ginástica, dança e natação. Também pego meus remédios na Farmácia Municipal. Esse evento é tudo de bom porque a gente tem que se cuidar”, opina Maria Celeste.

O evento foi promovido pela Prefeitura em parceria com a Cruz Vermelha e escola técnica Destake.

HIPERDIA – Os profissionais também informaram à população sobre o Programa de Controle da Hipertensão e Diabetes – Hiperdia, da Secretaria Municipal de Saúde, que promove reuniões às quartas-feiras, às 9h, no Centro de Saúde da Extensão do Bosque.

Fonte: Prefeitura

Deixe seu comentário

comentários

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *