Francisco Falcon lança em Búzios livro didático sobre contrabaixo no choro

O contrabaixista Francisco Falcon é o autor do livro. (Foto: Leo Cordeiro)
O contrabaixista Francisco Falcon é o autor do livro. (Foto: Leo Cordeiro)

Clube do Choro tocará junto com o autor, no Mercado do Porto, quinta, dia 27

Inédito no mercado ainda recente de publicações voltadas para o contrabaixo dentro da música brasileira, “Contrabaixo no Choro” (Ilustre Editora), do músico e autor Francisco Falcon, será lançado no dia 27 de julho (quinta), às 20h, no Mercado do Porto, em Búzios. A entrada é franca.

No evento, além de autografar os livros, com capa ilustrada pelo jornalista e escritor Pedro de Luna, o autor Falcon tocará com o Clube do Choro de Búzios, do qual fez parte da fundação e participou das primeiras rodas.

“Contrabaixo no Choro” é o primeiro livro didático do contrabaixista Francisco Falcon, desenvolvido através de sua pesquisa de mestrado na UNIRIO. Destinado para músicos iniciantes e profissionais que tenham uma relação musical com as linhas de contrabaixo, o livro aborda inicialmente a linguagem do acompanhamento do Choro e conta a história desse gênero musical e suas origens, além da relação com o Violão de 7 cordas.

“O livro mostra que é possível esses dois instrumentos conviverem juntos, mas também o que o contrabaixo pode fazer sozinho, na ausência do violão de 7 cordas”, complementa Falcon.

A publicação traz, ainda, uma canção de autoria do próprio Francisco Falcon, intitulado “Contrabaixo Chorão”, bem como arranjos em duetos para cinco clássicos do Choro: “Brejeiro”, “Iara”, “Apanhei-te Cavaquinho”, “Tico Tico no Fubá”, “Flor Amorosa” e “Odeon”. Trata-se um livro em formato play-along, contendo partituras, exercícios e um CD.

Sobre o autor

FRANCISCO FALCON é músico e produtor musical, atuante no cenário carioca há mais de 20 anos. Acompanhou diversos artistas em shows e gravações no Brasil e no exterior, entre eles Tunai, Nico Rezende, Eliana Printes e o grupo Fruto Sagrado.

No âmbito da música instrumental, lançou dois CDs solo – “Voo Tocar” (Niterói Discos, 2001) e “Voo Livre” (Independente, 2011) – e está finalizando o terceiro trabalho solo, intitulado “Contrabaixo no Choro”. Seu principal instrumento é o contrabaixo elétrico, mas também toca o contrabaixo acústico, violoncelo, violão e guitarra.

Graduado e mestrando em Música (Licenciatura) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), a sua didática é voltada para a utilização da música brasileira como ferramenta para o ensino da música.

Contato: 021 99203-4518 // www.facebook.com/contrabaixonochoro //franciscofalcon@gmail.com // www.franciscofalcon.mus.br

Sobre a editora

Este é o quinto livro da ILUSTRE EDITORA, o terceiro sobre música, sob o comando do edito e jornalista Pedro de Luna, que também ilustrou a capa de “Contrabaixo no Choro”.

Contato: 021 98626-6690 // ilustrecomunicacao@gmail.com // www.ilustrebrasil.com.br

Deixe seu comentário

comentários

Você também pode gostar...