Prefeitura avança em obra de contenção na Praia do Abricó

Gabriel-Sales-trabalho-avanca-no-abrico

A Prefeitura de Rio das Ostras dá continuidade à obra na localidade e a previsão é que termine no mês de setembro.

Há um bom tempo, moradores da região da Praia do Abricó vêm sofrendo com a erosão decorrente do avanço do mar. Mas essa preocupação deve acabar em breve. A Prefeitura de Rio das Ostras dá continuidade à obra na localidade e a previsão é que termine no mês de setembro.

Segundo o atual engenheiro civil responsável pela obra, Uilson Alves, após uma vistoria da nova gestão municipal, foi identificado que alguns ajustes teriam que ser feitos no projeto.

“A ideia é uma obra de enrocamento, que consiste em colocar pedras convenientemente dimensionadas para resistir à ação das ondas. Foi feita uma avaliação para fazer a armadura desse enrocamento com pedras maiores, que podem chegar a três toneladas. Recebemos as pedras esta semana”, informou o engenheiro, mencionando que no projeto estão previstos 16 mil metros cúbicos de pedra.

A equipe da Secretaria de Obras de Rio das Ostras está trabalhando numa área de extensão de um 1,5 quilômetros e mais da metade da obra foi executada. Para moradores da Praia do Abricó já é possível ver a diferença.

O casal Miguel Arcanjo da Silva e Dulcinéa Amaral está feliz com o trabalho realizado. Além de moradores, eles também tomam conta de outras residências do local.

“Só temos a agradecer, pois tivemos um grande avanço. Chegamos a perder aproximadamente seis metros de terreno e lembro como moradores gostavam de jogar futebol por aqui. Sabemos que não é uma solução permanente, mas do jeito que estava não dava pra continuar”, comentou Dulcinéa.

O engenheiro Uilson Alves ressaltou ainda que a verdadeira causa desse problema só é possível ser definida com estudos mais profundos e então ver, de fato, a solução mais adequada para o caso da erosão na orla do Abricó. “É uma obra emergencial, assim como foi feita na Praia da Tartaruga, onde o primeiro estudo da área foi realizado em 2008. Para que dê tudo certo é importante ter um projeto bem elaborado e, consequentemente, uma qualidade garantida de trabalho”, concluiu.

VERBAS – No mês de julho, em Audiência Pública para debater o impacto do avanço do mar que ocorre no litoral do Rio de Janeiro, realizada na Câmara de Vereadores de Rio das Ostras, o deputado e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alerj, André Lazaroni, marcou presença e destacou que teve a oportunidade de colocar no orçamento do Estado uma verba de R$ 6 milhões para estudos de viabilidade e solução, que incluem também as orlas do Município.

ASSISTÊNCIA – Esta semana, o subsecretário de Obras do município, Cristiano Ribeiro, esteve acompanhando a obra e falou sobre a aproximação com os moradores nessa ação. O canteiro de obras está aberto com disposição do projeto, para que a população conheça o trabalho que está sendo realizado e tire suas dúvidas.

“A ideia é dar mais transparência às ações do governo e criar uma proximidade maior com os moradores. As demandas são muitas, mas não podíamos deixar de dar continuidade a essa obra, tão importante para o bem-estar e proteção das pessoas que vivem nesta localidade”, concluiu o subsecretário.

Fonte: Prefeitura de Rio das Ostras
Foto: Gabriel Sales

Deixe seu comentário

comentários

Você também pode gostar...