Representantes do Núcleo Gourmet visitam produtores

Os produtores rurais Maria das Neves Mattias e Everaldo Domingos irão vender feijão para restaurantes do Núcleo Gourmet de Rio das Ostras - Foto: Mauricio Rocha
Os produtores rurais Maria das Neves Mattias e Everaldo Domingos irão vender feijão para restaurantes do Núcleo Gourmet de Rio das Ostras - Foto: Mauricio Rocha

Representantes do Núcleo Gourmet de Rio das Ostras visitaram nesta terça, dia 20, produtores rurais de Cantagalo. Os empresários conheceram a produção dos agricultores e compraram produtos para os próximos eventos do Núcleo, como o 10 Circuito Gastronômico do Feijão, que acontece de 27 de outubro a 2 de novembro em diversos restaurantes do Município.

“Esta é a primeira visita aos produtores rurais da cidade. Em Cantagalo podemos verificar o que os agricultores podem oferecer aos nossos restaurantes. Queremos eliminar os intermediários e firmar parcerias. Para o Circuito do Feijão, por exemplo, cada estabelecimento participante irá comprar cerca de dez quilos deste item direto do campo”, explica o empresário Fábio Carvalho.

A empresária Rosangela Lattanzi, presidente do Núcleo Gourmet de Rio das Ostras, acompanhou a visita e ficou impressionada com a qualidade e a variedade da produção. “Nosso Núcleo está crescendo e se fortalecendo. Nosso intuito é comprar direto dos pequenos agricultores de Cantagalo. Todos saem ganhando, população, empresários e produtores. Além disso, precisamos incentivar o turismo para esta localidade rural”, acredita.

ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO – Maria das Neves Mattias dos Santos é uma das produtoras de Cantagalo que irá vender feijão para os empresários do Núcleo Gourmet. “É muito bom para os pequenos agricultores ter outro canal de vendas para os seus produtos. Temos produtos frescos, direto do campo e com bons preços”, destaca, ao lado do marido, o agricultor Everaldo Domingos dos Santos.

De acordo com o produtor rural, o casal produziu cerca de 950 quilos de feijão em 2015, o que pode ser considerado um excelente resultado. “Só não produzimos mais por falta de chuvas. Estamos otimistas para os próximos meses”, completa.

CIRCUITO DO FEIJÃO – De 27 de outubro a 2 de novembro, 11 restaurantes e uma cafeteria do Município promovem o 10 Circuito Gastronômico do Feijão. Iniciativa do Núcleo Gourmet, os estabelecimentos que participam do evento irão trazer receitas inovadoras elaboradas com feijão.

A ideia é produzir pratos com diversos tipos de feijão (vermelho, branco, preto, mulatinho) e cada restaurante deve comprar, no mínimo, dez quilos deste item direto dos pequenos produtores rurais de Cantagalo.

Com essa ação, o Núcleo Gourmet contribui para o fortalecimento da economia da cidade, valorizando o trabalho dos pequenos agricultores e garantindo mais canais de escoamento para sua produção.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social de Rio das Ostras – Departamento de Jornalismo.

Deixe seu comentário

comentários

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *