Rio das Ostras inicia vacinação contra Influenza

ro-inicia-vacinacao-contra-influenza

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) começa oficialmente na próxima segunda, dia 17. A imunização segue até o dia 26 de maio, sendo que 13 de maio será o dia “D” de mobilização nacional, conforme calendário anunciado pelo Ministério da Saúde. Todas as Unidades de Saúde de Rio das Ostras participam da campanha, que tem como objetivos reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, com transmissão que ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém?contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A vacinação contra influenza representa uma das medidas mais eficazes para a prevenção da doença e de suas complicações.

Outras medidas também ajudam a evitar a contaminação, como por exemplo lavar as mãos com água e sabão frequentemente, principalmente antes de consumir alimentos, tocar os olhos, nariz e boca; não compartilhar alimentos, copos, garrafas, toalhas e objetos de uso pessoal; manter ambientes ventilados, além de adotar hábitos saudáveis como alimentação balanceada e bastante ingestão de líquidos, entre outros.

GRUPOS PRIORITÁRIOS – Crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade (conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas) e os professores das escolas publicas e privadas fazem parte dos grupos prioritários.

Fonte: Prefeitura

Deixe seu comentário

comentários

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *