Rio das Ostras une Ciência e Tecnologia à Semana da Normalista

Debates e oficinas fazem parte da programação que movimenta o Imero até quarta-feira, dia 21 - Foto: Mauricio Rocha
Debates e oficinas fazem parte da programação que movimenta o Imero até quarta-feira, dia 21 - Foto: Mauricio Rocha

Imero realiza atividades voltadas para os futuros professores e debate sobre a luz, além de promover o lançamento de livro coletivo.

A III Semana Municipal de Ciência e Tecnologia prossegue com ampla programação no Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero), que simultaneamente promove a sua tradicional Semana do Normalista. Palestras, oficinas, lançamento de livro que reúne textos dos alunos e mesa-redonda fazem parte da programação do Imero, única unidade de ensino da Rede Municipal que oferece curso de formação de professores.

Com o slogan “A luz do conhecimento no dia a dia da sala de aula”, a Semana do Normalista traz para a realidade dos futuros professores o tema da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que até sexta-feira, 23, reflete sobre “Luz, Ciência e Vida”. O objetivo é comemorar o Ano Internacional da Luz, celebrada como matéria da Ciência e do Desenvolvimento Tecnológico.

NORMALISTA – Com atividades divididas nas áreas de Exatas, Humanas e Pedagógicas, a Semana do Normalista começou nesta segunda, 19, e prossegue até o dia 21. Na abertura, o professor de Física Jardel Costa Brozeguini, doutor em Energia que leciona na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no Instituto Federal Fluminense (IFF), falou sobre o tema “Luz, Ciência e Vida”.

Professor de Física do Imero e do IFF, Valdeci Telmo, que foi o responsável por trazer o especialista para ministrar a palestra, fala da importância de promover a reflexão dos estudantes que se preparam para lecionar. “Como estamos no Ano Internacional da Luz, achamos importante debater o tema. Com essa formação preparamos nossos futuros professores, damos a eles recursos para trabalhar em sala de aula e estimular os alunos a gostar de Ciências”, afirma.

Outra atividade de estímulo à reflexão e ao aprendizado dos futuros docentes promovida pelo professor Valdeci é o Café com Ciências que, em sua primeira edição, teve o átomo como tema. A segunda edição, que ainda não tem data marcada, refletirá sobre a pedagogia da Física na cozinha e será destinada aos pais de alunos.

“A Semana do Normalista traz temas que vão ser utilizados em sala de aula pelos nossos alunos quando estiverem exercendo a profissão. Todas as oficinas e palestras são ministradas por profissionais atuantes, sendo voltadas para a aquisição do conhecimento e a prática em sala de aula”, explica a diretora geral do Imero, Sandra Helena de Araújo Lima.

LANÇAMENTO DE LIVRO – Uma das atividades comuns às semanas Municipal de Ciência e Tecnologia e do Normalista é o lançamento do livro “Mitos e Fábulas Imerianas”, que será nesta segunda, 19, às 19h. Na terça-feira, a publicação vai ser tema de mesas-redondas voltadas para os alunos do Imero e do curso de formação de professores da Escola Estadual Jacintho Xavier Martins. O livro reúne textos e ilustrações dos alunos da turma 2001 e foi organizado pelo professor de Filosofia Daniel Linhares.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Além das atividades no Imero, a III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia também conta com programação na Escola Estadual Jacintho Xavier Martins. Com o tema “Ciência, Progresso e Tecnologia à luz da Filosofia”, as atividades serão realizadas nos dias 21 e 22.

Na quinta, dia 22, a programação é a seguinte: 15h – Oficina de Fanzine, ministrada por Alberto Beraldi; 20h – Roda de Conversa “Ciência, Progresso e Tecnologia à luz da Filosofia”, com a mediação do professor Moacyr. Na sexta, dia 23, as atividades são: de 14h às 15h – Oficina de Arteterapia e Educação Ambiental “Natureza e Cor” com a mediadora Nathália Ferreira, do Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras (Cedro); 16h – Oficina de Sabão Ecológico ministrada por Leandro Lima, do Cedro.

A programação completa da III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma realização da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação com apoio das secretarias de Educação e de Ambiente, Agricultura e Pesca, está disponível no link http://riodasostras.portallocal.com.br/semana-de-ciencia-e-tecnologia-inicia-no-dia-16

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social de Rio das Ostras – Departamento de Jornalismo.

Deixe seu comentário

comentários

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *