Roteiros de Caminhadas

roteiros-de-caminhadas-capa

A Caminhada na Natureza é um esporte incentivado pela Federação Internacional de Esportes Populares e disseminado em todo mundo. Em Rio das Ostras, a prática começou a partir da criação do Circuito Eco Rural de Cantagalo, zona rural do município.

Na base local, as caminhadas foram trazidas pela ONG Anda Brasil, criada em 2006, e que hoje reúne mais de 250 circuitos pelo país que vão desde Amazonas ao Rio Grande do Sul, ao todo já são mais de 100 mil caminhantes em todo o Brasil. A entidade promove os circuitos de turismo rural com a prática de Caminhadas na Natureza e outros esportes não competitivos que facilitem a inclusão social do homem do campo como, por exemplo, os agricultores familiares. Com o apoio da Administração Municipal, a prática de caminhadas na natureza foi incentivada e como resultado o município hoje conta com quatro circuitos, sendo que dois deles são permanente – Mar do Norte e Tartaruga – Centro – Boca da Barra.

Todos podem participar. Crianças, adultos, idosos, deficientes físicos, grupos de amigos, sozinho ou acompanhado, o que vale é a contemplação da natureza, integração social e melhoria da qualidade de vida. O Circuito Permanente Tartaruga – Centro – Boca da Barra é o segundo Circuito Permanente de Caminhas de Rio das Ostras, elaborado nos moldes do IVV – Federação Internacional de Esportes Populares da França. O objetivo desse percurso é promover os pontos históricos e culturais da cidade junto aos caminhantes e oferecer um novo atrativo para os turistas.

O circuito é circular, com saída e chegada no Posto de Informações Turísticas, na Praia da Tartaruga. Ao todo são 14 pontos a ser conhecidos – Praça Pereira Câmara, Poço de Pedras, Figueira Centenária, Praça São Pedro, Casa da Cultura Dr. Bento Costa Junior, Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, Praia do Cemitério, Boca da Barra, rio Das Ostras, Manguezais, Entreposto de Pesca, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Feira de Artesanato e Secretaria de Turismo.

O caminhante recebe um mapa prescrevendo o caminho e um roteiro com a descrição de cada ponto histórico cultural, a fim de que cada participante faça o percurso no próprio ritmo e tempo.

O circuito de Caminhadas na Natureza de Mar do Norte é circular, tem 8,5Km e é totalmente sinalizado para que qualquer pessoa que deseje caminhar possa fazê-lo sozinho, sem acompanhamento de monitor. Dois postos de controle – um na Casa de Madeira do João e outro no Taíra Eco Parque – funcionam para carimbar as cadernetas dos caminhantes. Esse é o primeiro circuito permanente de caminhadas do Brasil nos moldes do instituto francês de apoio aos esportes populares e não competitivos.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social de Rio das Ostras – Departamento de Jornalismo.

Deixe seu comentário

comentários

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *