Transporte público de passageiros recebe sistema de monitoramento via GPS

Os passageiros poderão fazer reclamações no próprio sistema. Foto: Ákilla Ribeiro
Os passageiros poderão fazer reclamações no próprio sistema. Foto: Ákilla Ribeiro

Centro de Controle Operacional será instalado para visualizar e controlar em tempo real a rota, a velocidade e demais informações dos veículos em circulação

A Prefeitura de Rio das Ostras está implantando o sistema de monitoramento via GPS nos veículos utilizados no Transporte Coletivo, sendo vans e ônibus, além de táxis e escolares. A medida visa a segurança e o conforto dos usuários e permissionários.

A portaria com essa resolução, publicada no Jornal Oficial do Município, determina que os sistemas instalados pelos operadores devem ter capacidade de replicar os dados do monitoramento para o Centro de Controle Operacional, que está em fase de instalação na sede da própria secretaria. Desta forma, será possível visualizar e controlar em tempo real rota, velocidade e demais informações dos veículos em circulação.

Segundo o secretário de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana do Município, Antenor Lopes Martins, a Administração Municipal buscou referências em todo o estado onde o sistema está implantado. “Estamos primando pela segurança do cidadão e melhor administração por parte da Prefeitura e para controle do próprio permissionário. Teremos fiscais durante 24 horas de monitoramento e com isso, qualquer situação atípica que aconteça poderemos acionar as autoridades competentes”, disse.

SEGURANÇA – O bom motorista só tem a ganhar com a implantação do sistema de monitoramento por GPS, uma vez que será possível saber com precisão onde as vans estarão circulando, se cumprirão o horário, trafegando com respeito ao limite de velocidade permitido. Os passageiros poderão fazer reclamações no próprio sistema, permitindo assim total transparência para a Prefeitura e para os usuários.

Recentemente houve uma reunião com cerca de 90% dos permissionários, onde, entre outros assuntos, eles foram informados sobre a instalação do sistema de monitoramento. A expectativa é que com um baixo investimento os permissionários evitem transtornos bem maiores, como roubos de seus veículos, por exemplo, uma vez que muitos veículos não possuem seguro.

MONITORAMENTO – Os concessionários e permissionários têm noventa dias, a contar da publicação da portaria 017, com republicação em 14 julho, para a instalação do GPS em toda a frota. A partir da implantação do sistema também será possível informatizar e criar um banco de dados totalmente digitalizado da Secretaria, inclusive com a possibilidade de acesso por meio da internet.

É importante destacar que a livre concorrência foi priorizada em todo o processo. “O permissionário tem toda liberdade de escolher a empresa da sua confiança para a aquisição do GPS, desde que atenda os requisitos da portaria”, enfatizou o secretário Antenor Lopes.

Outro ponto positivo é com respeito ao transporte de alunos pelas vans escolares. Para os pais é mais segurança, uma vez que poderão acompanhar em tempo real onde seus filhos estão e a que velocidade as vans circulam, por exemplo. A previsibilidade dos horários por meio de um aplicativo para celulares, também será possível aos passageiros.

Fonte: Secom Rio das Ostras

Deixe seu comentário

comentários

Você também pode gostar...