Tudo natural

Farmacêutica Sandra de Freitas falou sobre preparo adequado de chás e outros cuidados - Foto: Mauricio Rocha
Farmacêutica Sandra de Freitas falou sobre preparo adequado de chás e outros cuidados - Foto: Mauricio Rocha

Nesta quarta-feira, dia 13, pacientes do Grupo de Diabéticos e Hipertensos – DCNT, de Rio das Ostras, participaram de uma palestra sobre Plantas Medicinais, que aconteceu no Centro de Saúde Extensão do Bosque. O objetivo foi trocar informações sobre a utilização dessas plantas no cotidiano de pessoas que convivem com essas doenças.

A palestra foi ministrada pela farmacêutica da Farmácia Municipal, Sandra de Freitas Rosa. Aos participantes, ela passou orientações sobre o preparo de chás, dosagens e plantas usadas no tratamento de diabetes e hipertensão, e ainda sobre cuidados com plantas tóxicas.

“As informações, que possuem embasamento científico, trazidas para este grupo são para que as plantas sejam utilizadas de forma mais adequada. Muitos têm níveis altos de glicemia e a orientação é que eles não interrompam o tratamento com medicação convencional e usem as plantas como coadjuvante no tratamento para ajudar a baixar as taxas de glicemia e pressão arterial”, explicou.

Para a paciente Rita de Cássia Gomes da Silva, de 61 anos, que frequenta o grupo há mais de um ano, o momento serviu de grande experiência.“Aprendi muito, principalmente sobre o preparo de chás, que é completamente diferente do que eu costumava fazer. Todas as orientações vão ajudar bastante no meu dia a dia. Foi uma ótima palestra”, destacou Rita.

REUNIÕES – O Programa de Acolhimento aos Pacientes Diabéticos e Hipertensos realiza reuniões todas as quartas-feiras, das 9h às 12h, no Centro de Saúde Extensão do Bosque, e conta com uma equipe multiprofissional com profissionais de fisioterapia, nutrição e enfermagem.

A fisioterapeuta do programa, Marcelle Cardillo, acrescentou que é muito importante inserir ações para os diabéticos que incrementem a prática de hábitos saudáveis e diminuição do uso de medicamentos.

“Muitos deles precisam desses estímulos. O programa dá a oportunidade de oferecer uma parceria com toda a Rede de Saúde do Município, com profissionais capacitados sempre dando apoio”, completou.

O encontro também contou com a presença da nutricionista Gladys Cardoso e da técnica de enfermagem Vera Mazzega, profissionais do programa.

Fonte: Ascom

Deixe seu comentário

comentários

Você também pode gostar...