UFRJ promove atividades sobre assistência ao parto e aleitamento materno sustentável

Consultora em aleitamento materno, Letícia Pimentel (E), vai participar da Roda de Conversa na UFRJ - Foto Ana Amado
Consultora em aleitamento materno, Letícia Pimentel (E), vai participar da Roda de Conversa na UFRJ - Foto Ana Amado

Equipe do Humanize Saúde participa da roda de conversa e mesa-redonda no Polo Universitário de Macaé

O precursor trabalho de assistência ao parto e aleitamento materno  humanizados desenvolvido pelo Humanize Saúde em Macaé e toda a região tem se tornado referência não apenas para gestantes. Profissionais que compõem a equipe interdisciplinar foram convidados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro para participarem da atividade IV Inverno com Ciência, que acontece entre os dias 21 e 31 nos polos da instituição, localizados no município. O objetivo é difundir as práticas da humanização do nascimento, trocando conhecimento e esclarecendo para acadêmicos e para o público em geral as suas especificidades, sobretudo, em relação ao parto convencional.

A primeira participação será no próximo dia 29, terça-feira. A fisioterapeuta do Humanize Saúde, Letícia Pimentel, que também é doula e consultora em aleitamento materno, participará da roda de conversa e relatos de “Parto sob o olhar acadêmico e aleitamento materno sustentável”. A partir das 10h os interessados devem comparecer à sala 303 do Bloco B do Polo Universitário. Esta atividade termina às 14h.

“Estamos muito felizes pelo reconhecimento do trabalho que o Humanize vem realizando e pelo convite da UFRJ, feito por intermédio da professora doutora Tais Almeida. É muito importante para todos nós mantermos essa parceria para promover debates tão fundamentais para a sociedade”, disse Letícia.

Já no dia 31, também no Polo, na turma A, o tema “Assistência ao Parto em Macaé e Rio Das Ostras: Realidade e Perspectivas” será debatido em uma mesa-redonda com a participação do obstetra André Gervásio, do Humanize Saúde.

Para ele, a troca de saberes entre estudantes, professores universitários e a equipe interdisciplinar possibilitará o crescimento e fortalecimento do movimento de humanização do parto. “Trazer para dentro de uma universidade de tamanho renome questões muito particulares da humanização do nascimento, seus desafios, conquistas, entraves, possibilitará o aprimoramento de nossas teorias e práticas. Este será um espaço para as pessoas entenderem o que efetivamente é parto humanizado”, declarou o médico.

O Polo Universitário fica na rua Aluizio da Silva Gomes, 50 – Granja dos Cavaleiros – Macaé – RJ, em frente ao Shopping.

Além de rodas de conversas e mesas-redondas, o IV Inverno com Ciência promoverá também palestras, mini-cursos, cursos, debates e oficinas não só na área de saúde, mas física, biologia, engenharia, química, entre outras.

Realizado pela UFRJ, o evento conta com apoio de seus diversos departamentos e também da UFF, Governo Federal, Banco do Brasil e Prefeitura de Macaé.

Deixe seu comentário

comentários

Você também pode gostar...