Vacinação contra HPV já começou em Rio das Ostras

hpv

Município vem imunizando meninas de 9 a 13 anos contra o vírus

Pais e responsáveis devem estar atentos. Já começou em Rio das Ostras a primeira fase da vacinação para meninas de 9 a 13 anos contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), vírus que pode causar o câncer de colo de útero. A imunização acontece todas as terças, quartas e sextas-feiras, no Posto de Saúde Dona Edimeia, na Avenida Linda, s/n, Nova Esperança, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, até o dia 29 de abril.

 

Em todo o País a cobertura vacinal ainda é baixa. A meta é de que pelo menos 80% do público-alvo seja vacinado, protegendo-se contra quatro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18).

 

Doses — O novo esquema vacinal adotado pelo Ministério da Saúde é composto por duas doses de vacina quadrivalente, sendo a segunda aplicada seis meses após a primeira. Antes, o esquema previa aplicação de três doses.

 

As meninas só receberão as doses se estiverem acompanhadas dos responsáveis e munidas da caderneta de vacinação ou do comprovante de vacinação.

 

A vacina também está disponível para mulheres HIV positivas de 14 a 26 anos de idade, mediante apresentação de declaração feita pelo médico.

 

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras alerta que as meninas que tomaram apenas uma dose, há seis meses ou mais, devem procurar a unidade para tomar a segunda dose da vacina, para finalizar o esquema vacinal.

 

Em caso de dúvida, entrar em contato com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, por meio dos telefones (22) 2771-4223 ou 2771-9036.

 

Fonte: .jornalterceiravia

Deixe seu comentário

comentários

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *